Brentwood

Designer Clássicos

Mies Van Der Rohe

Mies Van Der Rohe

O arquiteto alemão Ludwig Mies Van Der Rohe (1886-1969), é considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX. Foi professor da Bauhaus e um dos formadores do que ficou conhecido por International Style. Possuía uma arquitetura sempre voltada ao racionalismo espacial. Uma de suas mais famosas frases é: Less is more (Menos é mais).

Um de seus projetos mais famosos criado em 1929, foi o pavilhão alemão da Feira Universal de Barcelona, uma estrutura bastante leve, sustentado por delgados pilares metálicos e constituído essencialmente de planos verticais e horizontais. O pavilhão foi demolido, mas sua importância foi tal que voltou a ser construído na década de 1990.

Com a perseguição nazista, Rohe foi obrigado a sair da Alemanha e passa a viver nos Estados Unidos. Lá, desenvolveu pesquisas com arranha-céus e projetou, junto de Philip Johnson o edifício-sede da Seagrams (então o prédio mais alto do mundo) em New York, considerado marco do funcionalismo. Neste projeto, Rohe revoluciona o padrão construtivo novaiorquino ao deixar metade do terreno livre para uso público e tornar o edifício uma leve torre de vidro. Projetou também o Departamento de Arquitetura do Instituto de Tecnologia de Illinnois em Chicago.

Mies Van Der Rohe faleceu em Illinois - Chicago em 1969, mas suas coloborações na arquitetura e no design permanecem vivas e seus conceitos ainda atuais.